A American Academy in China (AAC) anunciou os sete projetos vencedores do concurso internacional Napavilion. Os participantes tinham que projetar estruturas pré-fabricadas de madeira com a única função de proporcionar espaços para os visitantes poderem tirar um cochilo. As propostas premiadas serão construídas na vinícola do Vale de Jade nos arredores de Xi'an.
O jurado e diretor da AAC, Dean Ma, tem pesquisado projetos similares no Vale de Jade há mais de uma década. estes projetos buscam usar a cultura, agricultura e natureza para "definir e redefinir a paisagem, combinando a natureza com o artificial, ao passo que usam a arquitetura de maneira mínima e estratégica", comentou Ma.
"O objetivo do concurso Napavilion é desafiar os arquitetos a encontrarem soluções com ideias claras e que possam se adaptar a locais indefinidos, já que talvez sejam construídos em outros lugares além do Vale de Jade", afirmou Ma.
O concurso buscou inovações dentro de uma paleta restrita, encorajando o participantes a não complicarem seus projetos. O pavilhão deve ser de fácil construção, usando mão de obra de poucas pessoas, e capaz de ser desmontado e transportado a outros locais. Apenas tamanhos padronizados de painéis de madeira poderiam ser utilizados.
Os projetos vencedores atendem às exigências do concurso e também apresentam resultados interessantes e originais. "The Woodokan" de Hajime Yoshida Architecture, o "SkySleeper" do Estudio ESSE e o "PODNA", realizado por uma equipe de quatro estudantes da USC, estão atualmente em construção e serão inaugurados no Napavilion Festival, que tem início no dia 23 de julho.
Os demais projetos, que serão construídos futuramente, são: “Mooring Pavilion” por um grupo de arquitetos e engenheiros de Tianjin, China; “Pillow” por Ida&Billy Architects de Hong Kong; “Pinocchio’s Whale” por Architect Andrea Falcon (aaf) de Bolonha, Itália; e “Unlimited Expandable Pavilion” por Farhad Arbab, Fariba Arbab, e Mercedeh Vazirian de Mashhad, Irã.
Veja os projetos premiados a seguir.